O Projeto Acadêmico de Prestação de Serviço PAPS é uma atividade extensionista intersetorial da Unifesp organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/PROPGPq, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPGPq, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, e da Pró-Reitoria de Administração – PROADM.

Documentos relacionados ao PAPS:

Minuta PAPS 
Itens que devem constar obrigatoriamente no projeto

Comunicado 002-2018 
Instruções

Resolucao 138  
Dispõe sobre as diretrizes para interações da Unifesp com o setor público ou privado para prestação de serviço técnico especializado nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

Comunicado 001-2017
Contato dos campus para cadastramento dos equipamentos no setor de convênios

Comitê Intersetorial PAPS   
Portaria Reitoria nº 534 de 7 de fevereiro de 2019 

Lei da Biodiversidade: Você já se regularizou?

Em 5 de novembro de 2017, o Ministério do Meio Ambiente disponibilizou o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – SisGen – sistema eletrônico criado pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016, que regulamenta a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, como um instrumento para auxiliar o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGen – na gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado.

Deste modo, todas as pesquisas com o patrimônio genético brasileiro (plantas, animais e micro-organismos), substâncias do metabolismo destes seres vivos ou mesmo pesquisas in silico derivadas de informações provenientes de elementos da nossa biodiversidade, assim como o desenvolvimento de produtos, necessitam de cadastramento eletrônico no SISGen.

Para as pesquisas científicas, será necessário o cadastro das atividades prévio à divulgação dos seus resultados, parciais ou finais.  Em caso de parceria internacional, deverá ser firmado o Termo de Transferência de Material (TTM) antes do compartilhamento do material, além do cadastro desta remessa. O cadastramento também deverá ser feito antes do requerimento de direito de propriedade intelectual. Para o desenvolvimento de produtos, deverá ser feita uma notificação antes da comercialização.

Algumas atividades específicas deverão ser previamente autorizadas pelo CGen, como nos casos de acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado em área indispensável à segurança nacional ou em águas jurisdicionais brasileiras, na plataforma continental e na zona econômica exclusiva!

Os pesquisadores têm prazo-limite até 5 de novembro de 2018 para habilitarem suas pesquisas, sob pena de sanções previstas em lei.

Ainda tem dúvidas? Assista ao vídeo abaixo e acesse a página do SisGen no site do Ministério do Meio Ambiente. Para cadastramento, realizar a instalação do módulo de segurança requerido pelo sistema, e acessar https://sisgen.gov.br/paginas/login.aspx.

O GT-biodiversidade da UNIFESP está à disposição para auxiliá-los neste processo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Video produzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa Unicamp

Por: Thaysa Paschoalin, DGA/Unifesp

AGITS – Unifesp
Rua Sena Madureira, 1500, 2º andar, Vila Clementino
04021-001 São Paulo –SP

Tel: (11) 3385-4110

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Atendimento Personalizado

© 2013 a 2020 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001