Em meio aos desafios da pandemia, a agência digitalizou processos, sistematizou fluxos e vai adotar esse formato em seu atendimento.

AGENTES PII INTERNA

Photo by John Schnobrich.

No início de 2020 não era possível prever os acontecimentos ao longo dos anos seguintes. Não com relação ao ponto de vista de saúde pública ou política, e sim do ponto de vista de relacionamentos profissionais e pessoais. Estas duas áreas se aproximaram de forma intensa durante o primeiro e segundo ano da pandemia, forçando a necessidade de modernização na gestão pública e de pessoas.

Com a instalação do trabalho remoto na Universidade Federal de São Paulo, exigiu-se um treinamento diferenciado para profissionais, capaz de  fornecer ferramentas para mediar conflitos na vida e no trabalho, para assumir riscos e vulnerabilidade e para promover alegria.

Pensando nisso, a diretoria da Agência de Inovação Tecnológica e Social (agits) propôs reuniões semanais de equipe, durante todo o período de março de 2020, com participação horizontal e equânime. Servidores e servidoras da agência participam das ações, seja na criação, na tomada de decisões, na elaboração de propostas, ou no preenchimento de formulários. Ao total foram mais de 100 reuniões e outros 290 atendimentos.

Após esse período de reclusão e distanciamento social intensos, a agência conta com uma administradora, uma bióloga - servidoras do nível superior - dois servidores de análise de processos - um administrador e um advogado-, uma secretária e uma comunicação social e jornalista. Além disso, a diretoria - composta por dois docentes - atua fortemente na elaboração de instruções normativas e representação da agência em conselhos dentro e fora da Universidade. 

A agits atua de forma descentralizada e multidisciplinar, participando ativamente de ações como os agentes pii e na elaboração de manuais e guias para facilitar o entendimento dos processos adotados pela agência.

"Estamos recomendando aos inventores que utilizem nos processos abertos modelos que possuem pareceres referenciados da procuradoria federal para agilizar a tramitação.", diz Marcos Bizeto, vice-diretor da agits. As novidades podem ser encontradas no portal da agits, aqui.

Com todos os desafios e consequências de um período de isolamento social, a agits ganhou agilidade, escala e hoje utiliza melhor a qualidade das pessoas que estão encantadas com o uso efetivo das pesquisas para inovação na sociedade. Conheça, aproveite, participe. A agits é você!